mais sobre branding
Cada vez mais as empresas percebem o valor e a percepção da marca na mente do consumidor, esse é hoje um dos passos rumo ao sucesso de uma organização. O texto da revista exame que você lerá logo abaixo, elucida essa questão tão importante que é a gestão de uma marca.
Com a evolução de novos mecanismos de gestão de negócios no advento da Revolução Industrial surge não apenas o embrião do que seria o mercado de hoje, como também os primeiros traços da livre concorrência de Adam Smith, que abriria espaço para a grande busca por diferenciação de industriais e prestadores de serviço. Os métodos de governança corporativa se sofisticaram e, por tabela, também a compreensão do que é uma marca deixou de ser apenas um assunto de design para estar intimamente ligada à forma de se fazer negócios.
Hoje fazer a gestão de uma empresa a partir de uma perspectiva de marca, ou seja, fazer Branding, é uma tarefa complexa de gerenciamento de ativos tangíveis e intangíveis.
Organizações são organismos vivos, sejam elas empresas, ONGs, famílias ou bandas de rock. Como um ser vivo, uma empresa deve ter pleno auto-conhecimento, pois a partir do momento que se conhece muito bem, uma corporação pode realizar seus objetivos com mais assertividade e com mais qualidade, afinal das contas as pessoas que compõem suas equipes terão mais clareza de ‘o que’ e ‘como’ fazer. Cada passo da organização será norteado por objetivos transparentes e compartilhados entre todos, o que faz com que os membros da equipe sejam impelidos a tomar decisões guiados pela forma de pensar da própria empresa. A cultura da organização leva o indivíduo a fazer escolhas coerentes com as preferências da marca.
Isso é reflexo da identificação dos ideais defendidos pela empresa pelos profissionais que a representam, que se tornam mais apaixonados pela sua causa e levam a marca como seu sobrenome.
Marca é cultura. É uma forma de pensar que define um jeito de fazer. Considerando que a empresa é o organismo, a marca seria sua alma, seu jeito de ver o mundo que a faz agir de uma forma ou de outra. O Branding busca entender a essência deste ser vivo, identifica suas incoerências e corrige seus hábitos hoje para colher resultados de longo prazo. Deve contemplar ações de curto e longo prazo, necessariamente.
A gestão de uma empresa a partir do Branding é assunto diário da agenda do presidente e se reflete na rotina dos escalões mais operacionais. Para dar o primeiro passo na gestão da sua organização em Branding, procure ter coerência entre discurso e prática e procure levar esta consistência até a experiência que o consumidor final tem com sua marca.
Fonte: Info Abril