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Marca como forte aliada

Que o ano de 2015 foi muito difícil (quase) todo mundo concorda. As empresas tiveram que voltar os seus olhares para as suas planilhas de custos e investimentos em (quase) todos os casos. E com a queda do consumo, (quase) todas previsões de crescimento despencaram. Mas, afinal, quem não fez parte desse grupo?

Difícil estabelecer um parâmetro para definir, de fato, o que é alcançar um bom resultado num cenário como esse. Mas, ter preservado a confiança do seu cliente pode ser um bom indicativo de que a sua marca driblou a crise. No ranking das “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2015” da Interbrand publicado em dezembro de 2015, 12 das 25 marcas presentes aumentaram o seu valor de mercado. E, em todos esses casos, o consumidor estava na base da estratégia da marca.

A retração do mercado sugeriu um novo comportamento de consumo, mais cauteloso e seletivo. Porém, empresas de produtos ou serviços que tomaram atitudes inovadoras e mantiveram-se conectadas com os seus clientes através das suas marcas – enquanto geriam as suas planilhas – souberam aproveitar bem todo o potencial desse importante ativo estratégico. E a decisão pela boa gestão do negócio aliada à boa gestão da marca, é o que define a conquista de algo muito valioso nesse cenário: a lealdade do consumidor (ou quase).

Texto de Marina Rezende – publicado na Edição de Jan/16 da Revista B+.

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